Cidade de SC receberá R$223 mil do governo federal e 3 tiveram estado de calamidade reconhecido

O município de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, irá receber R$ 223,1 mil para ações de defesa civil, após ter sido atingido por fortes chuvas no fim de novembro e início de dezembro, que causaram estragos. Outras três cidades catarinenses também tiveram seus decretos de calamidades reconhecidos pela Defesa Civil Nacional e poderão solicitar recursos para auxiliar a população.

Fortes chuvas provocaram alagamentos em Santo Amaro da Imperatriz – Foto: PRF/Divulgação/ND

Conforme divulgado pelo governo federal, o recurso destinado a Santo Amaro da Imperatriz será usado em serviços de limpeza urbana. Cerca de 21,4 mil pessoas serão beneficiadas.

O município decretou situação de calamidade pública no último dia 3 de dezembro, devido aos alagamentos que deixaram a cidade encoberta de água. Devido as inundações, 18 pessoas foram resgatadas durante uma operação aérea, que usou da aeronave Arcanjo-01. As pessoas estavam ilhadas nas lajes e telhados de casas e aguardavam o socorro. Dentre elas havia adultos, crianças de colo, gestante e um deficiente físico.

Houve ainda resgate de outras pessoas que foram resgatadas de bote, após ficarem ilhadas em sítio. Santo Amaro da Imperatriz calcula prejuízos milionário por conta das chuvas.

Situação de Calamidade

A Defesa Civil Nacional reconheceu estado de calamidade pública de outras três cidades de Santa Catarina que foram atingidas pelas fortes chuvas. De acordo com o órgão, foram reconhecidas na quarta-feira (14) a situação de Águas Mornas, Brusque e Canelinha.

Conforme o governo federal,  as cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública que são reconhecidas pelo órgão, estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender à população afetada.

Liberação de recurso

o governo explica que são a partir das informações enviadas pelos municípios, que a equipe técnica da Defesa Civil avalia as metas e valores solicitados.

Após aprovação, é feita uma publicação oficial com os recursos a serem liberados aos municípios. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.